Header Ads

neurederm1

Peixes morrem por falta de agua em leito de rio no sertão da PB.

 

 Peixes morrem por escassez de água em leito de rio

Moradores ribeirinhos do distrito de Gravatá, Roça Grande e Barra, na zona rural de São João do Rio do Peixe, estão preocupados com o surgimento de peixes mortos no Rio Piranhas. Segundo eles, os peixes não estão resistindo à escassez de água no leito do rio.

O problema também afeta famílias que utilizam a água para irrigação e os animais que a consomem. O Rio Piranhas beneficia cerca de 15 mil pessoas que dependem da água.

De acordo com os moradores, a água parou de chegar ao leito do rio por causa de uma obra na parede do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), que é executada por uma empresa contratada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).

A reportagem conversou com os moradores Azineide Bezerra e Advonaldo Alexandre, que falam da dificuldade da falta de água e a tristeza em ver os peixes morrendo.

“A gente nunca tinha visto tanto peixe morto. É uma tristeza para todos nós. Além de não ter água para irrigar, está aí os peixes tudo morrendo”, lamentou Advonaldo.

Outro lado

O  site Diário do Sertão conversou também com Ademir Pereira, representante do DNOCS e chefe da Bacia de Campos do Piranhas. Ele disse que a falta de água no Rio Piranhas não é culpa da obra no Açude Boqueirão de Piranhas, mas sim porque as comportas da barragem de Caiçara haviam sido fechadas. Segundo ele, o DNOCS já solicitou a reabertura das comportas para reiniciar a obra em Boqueirão.

FONTE DS



Nenhum comentário